Existem na internet muitos estudos, provenientes de países diferentes, sobre as imensas vantagens do aprendizado de uma segunda língua. O aprendizado de idiomas é uma excelente forma de estimular o cérebro, aumentado o quociente de inteligência (QI), segundo pesquisadores.

É mais fácil lembrar a segunda língua quando ela é aprendida na infância. Se a criança fizer contato com o idioma de forma natural e apropriada, o aprendizado poderá ficar adormecido, mas não esquecido. Na infância, o aprendizado é mais rápido.  

Aprender novas línguas só traz coisas boas para sua vida

 1.PASSE A APRENDER QUALQUER OUTRA COISA MAIS RÁPIDO

Aprender um novo idioma leva sua agilidade mental a um outro nível. Além disso, aprender uma segunda língua facilita o aprendizado de outras.

2.TORNE-SE UM OUVINTE MELHOR

É certo que, para aprender um idioma, você precisa praticar a conversação e precisa ouvir com atenção para entender o mais perfeitamente possível.

3. APRIMORE SEU FOCO

Aprender um idioma novo requer sua atenção total. Qualquer deslize e você pode compreender uma palavra ou expressão de modo errôneo e prejudicar a comunicação. Como consequência, o cérebro entra num modo super focado e permanece assim normalmente.

4. AUMENTE SUA AUTOCONFIANÇA

Quando você precisa se comunicar com um falante nativo daquele idioma, e percebe que é entendido, a sensação é de ter atingido uma meta, conquistado algo extraordinário. E isso porque você se torna capaz de fazer algo que não conseguia antes, que era se comunicar em uma língua totalmente diferente.

5. PREVINA DOENÇAS CEREBRAIS

Estudos ligam o aprendizado de novos idiomas a um retardamento de doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer, por exemplo. A Academia Americana de Neurologia também descobriu que aprender outra língua aumenta as conexões entre os neurônios e torna a pessoa capaz de processar informações por vários canais diferentes.

6. APRIMORE SUA CRIATIVIDADE

Aprender outra língua é muito parecido com montar um quebra-cabeças. À medida que você vai recebendo informações, precisa juntá-las em sua cabeça para que as novas frases e novos conceitos façam sentido – principalmente quando você precisa se comunicar com um falante nativo do idioma que se está aprendendo.

7. ENRIQUEÇA SUA BAGAGEM CULTURAL

Aprender um idioma não se limita apenas a saber como se comunicar nele. Junto vem toda uma imersão cultural que faz parte daquela língua também.

História, costumes e maneiras diferentes… tudo isso vem com o pacote do novo idioma. E isso torna a conexão com pessoas diferentes de você mais profunda.

Você passa a entender melhor o outro.

8. PROPORCIONE NOVAS OPORTUNIDADES NA SUA CARREIRA

Com a globalização do planeta, saber comunicar-se de várias maneiras tornou-se praticamente essencial. Não há nenhuma área de trabalho que não se relacione com mercados de outros países. Saber falar outros idiomas é um diferencial importante na hora de buscar um emprego.

9. VIAJE DE UMA MANEIRA TOTALMENTE DIFERENTE

Nem sempre quem viaja para outro país se preocupa em aprender a língua falada naquele lugar.

Tudo bem que não dá para aprender os idiomas falados em todos os lugares do mundo, mas pense por outro lado: aprender a língua do país que você irá visitar lhe dá a oportunidade de conhecer as pessoas daquele local de uma maneira que você não conseguiria seguindo um roteiro puramente turístico.

Novas amizades, dicas de lugares para visitar e onde comer, coisas que só os locais podem fazer por você: é como enxergar seu destino um pouco com os olhos de quem vive lá!

10. APROFUNDE SEUS RELACIONAMENTOS

Aprender uma língua força você a superar dificuldades de comunicação.

Aprender a ouvir, colocar-se no lugar do outro, compreender culturas e situações diferentes da sua podem levá-lo a entender melhor as pessoas mais próximas de você – sua família, seus amigos… Superar as barreiras da linguagem é algo que não acontece apenas num idioma diferente.

E sabendo lidar com essas situações, sua convivência com os outros com certeza será muito melhor.